Avaliação do consumo de água

Energia

O aumento dos impactos nos recursos hídricos levou a pergunta sobre o que os consumidores e as empresas podem fazer para reduzir sua pegada de água (water footprint).

Vários instrumentos tem sido propostos, como um protocolo de preço de água, um acordo comercial internacional sobre a contabilidade da pegada d'água, mecanismos similares ao Protocolo de Quioto.

Daí surgiu o conceito da "compensação d'água" (Water Neutral). É muito semelhante a forma como tem sido tratada as compensações de carbono, o importante é entender como os seres humanos podem neutralizar ou compensar o seu consumo de água.

Gota d'água

Energia

A GSS, alinhada com a sua missão e visão, desenvolveu um produto exclusivo e inovador para seus clientes. O Gota d'água é uma referência do consumo e uso da água por determinado empreendimento ou produto que pode ser auferido e validado por terceiros.

O Gota d'água é um indicador que mostra a quantidade de água que realmente é necessária para produzir um determinado produto. O Gota d'água inclui informação baseada no conceito de Água Virtual, volume de água necessário para produzir um bem ou serviço.

A quantificação do uso de água é normalmente realizada com base no consumo de água por setor, seja doméstico, agrícola ou industrial, que orientam as estratégias no que se refere à produção e ao abastecimento de água. O Gota d'água é uma nova forma de quantificar este uso na perspectiva de obter um indicador do uso de água relativamente ao que é consumido. Além do consumo, consideram-se também os resíduos e poluição dos recursos hídricos.

Assim, a pegada da água de um indivíduo, de uma indústria, é definida como o volume total de água que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos por eles.

Água virtual

Energia

O conteúdo em água virtual de um produto, bem ou serviço representa o volume de água usado para produzir esse produto. Leva-se em consideração as características do local onde foi produzido e refere-se à soma do uso de água nas várias etapas do ciclo de vida do produto. A água virtual contida num produto também é entendida como o volume de água necessário para produzir o produto localmente.

O conceito de "água virtual" decorre de que parte da água que efetivamente é necessária para obter o produto não faz parte da constituição final do mesmo. O conteúdo real de água é, muitas vezes, insignificante, quando comparado com o total de água que foi utilizado para a sua produção.

A quantificação do teor em água virtual é particularmente importante se levarmos em consideração o comércio de produtos e serviços entre os diversos países. Em termos físicos, não podemos falar de uma transferência de água, mas em termos da água virtual, esta transação de bens e serviços é bastante relevante.

Rodape